5 dicas de como escolher um bom escritório de contabilidade
Fonte: Komcorp
Acreditamos que todos os empresários que abrem seu negócio tem como foco o sucesso financeiro e o crescimento de sua empresa perante ao mercado concorrente. Para isso ocorrer o empresário deverá ter profundo conhecimento sobre as situações financeiras e econômicas de sua empresa.
A contabilidade deve ser aceita como um recurso valioso de gestão empresarial, e alem de fazer os lançamentos contábeis e a empresa irá, possui outras vantagens vindas de uma boa contabilidade como por exemplo: Uma análise contábil mais aguçada em fazer os levantamentos de custos e despesas da empresa, sem contar com o planejamento tributário que é de suma importância para o crescimento da empresa.
Outros beneficios em ter um bom escritório de contabilidade é olhar não so as demandas rotineiras como também consegue identificar gargalos de estratégias para vislumbrar novos segmentos e negócios. Sem contar com a redução de tributos que por muitos empresários é um ponte de ouro.
A definição e escolha de um escritório de contabilidade é crucial no processo de sucesso da empresa.
1 - Como devo escolher um escritório de contabilidade?
Começar fazendo uma varredura na internet é uma boa opção, mas deve-se prestar muita atenção em critérios importantes que vão mostrar que tal escritório contábil é viavel para seu tipo de empreendimento, veja os clientes que o escritório contábil tem em seu malling.
Indicações de amigos ou clientes são bem vindas mas mesmo assim analise os serviços prestados pelo escritório de contabilidade indicado.
2 - Encontrei o escritório de contabilidade e agora?
De acordo com a ética do CRC-SC aconselhamos que o empresário faça uma consulta no Sindicato de Serviços Contabeis de cada estado caso sua empresa esteja situada em Santa Catarina o endereço é Sescon. Logo após a consulta do Sescon o ideal é averiguar o CRC do estado onde reside o escritório de contabilidade.
3 - Qual o valor dos honorários?
Os honorários podem ser bem variados de acordo com cada empresa, vão existir procedimentos mais detalhado com um conhecimento mais apurado fazendo com que o honorário sofra ajustes justamente por ser um trabalho que poucos escritórios de contabilidade exercem esses procedimentos podem estar relacionado a comercio exterior, um planejamento tributário, ter um grande volume de funcionários e outros fatores pontuais.
4 - Os acompanhamentos são feitos como?
Independentemente do escritório de contabilidade que o empresario escolheu o mesmo deverá ter um conhecimento mesmo que for simplista dos processos de sua empresa como os recolhimento de valores e tributos de cada mês, solicitar com frequência a certidão negativa dos principais órgãos como Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Prefeitura Municipal.
5 - Os documentos ficam com quem?
Todas as documentações deverão ficar de responsabilidade e guardada pela empresa.
Documentos da constituição e normas da empresa, sendo eles contrato social, o registro de firma, CNPJ e o alvará de funcionamento devem ser condicionados pela empresa ou empreendedor.
Os documentos contábeis devem ser mantidos mesmo depois dos lançamentos, fisco- contábeis. Geralmente eles são entregues para a empresa logo apos a contabilidade fazer a utilização do mesmo, são eles:
- Despesas como água, luz, telefone, internet.
- Notas de comprars
- Extratos bancários.
- Livro ou ficha de registro dos colaboradores.
- Registro de ponto dos colaboradores para mensuração do Ministro do Trabalho.
Esses documentos devem ser armazenados pelo escritório de contabilidade.
- O contrato da empresa x escritório de contabilidade.
- Livros Contábeis e fiscais.
- Cópia dos documentos internos da empresa e ficha do registro dos colaboradores.
Últimas
Empresas Participantes da Campanha Natal Premiado 2017
VamosCard inicia cadastro do cartão eletrônico para usuários do transporte coletivo em PA
Regulamento da Campanha Natal Premiado 2017
Natal Premiado 2017
59,3 milhões de brasileiros estão com o nome negativado, mostra estimativa do SPC Brasil e CNDL
73% dos brasileiros devem ir às compras no Natal; data vai movimentar R$ 51,2 bi na economia, projetam SPC Brasil e CNDL
Pequenos negócios devem estar atentos a alterações no regime tributário simplificado
Mais de um terço dos empresários brasileiros devem aderir ao Black Friday 2017, apontam SPC Brasil e CNDL
Inadimplência das empresas cresce 3,42% em agosto, a menor alta para o mês em sete anos, apontam SPC Brasil e CNDL
Mesmo com Selic em queda, 68% dos micro e pequenos empresários não pretendem investir em seus negócios, aponta indicador do SPC Brasil e CNDL