Após cobrança 56% dos consumidores quitam dívida
Serviço de Proteção ao Crédito - SPC | Brasil Econômico | Finanças | BR
Segundo SPC Brasil, internet e escola alcançam o maior número de negociações
O número de consumidores endividados que quitaram dívidas após terem sido cobrados por credores é de 56%, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz.
Quando analisada em setores específicos, a taxa de sucesso aumenta entre as empresas de internet, somando 70%, escola ou faculdade, com 64%; as negociações que menos resultam em acordo são as de cartão de crédito, somando 43%.
O estudo revelou ainda que 83 dos entrevistados afirmam terem sido cobrados pelos credores em decorrência das dívidas que os deixaram com nome sujo.
Entre os meios utilizados para a comunicação entre a empresa e consumidor, o envio de carta é o mais frequente, somando 31%, principalmente no caso de conta de água, com 91%. Outros meios são a conversa com o cobrador por telefone e o e-mail, com 16%.
Ainda segundo a pesquisa, 84% dos consumidores que não quitaram sua pendência após o contato de cobrança tentaram negociar as dívidas. Durante as negociações, os pedidos mais frequentes são por valores menores, com 62%, e número diferente de parcelas, somando 10%.
Ao aceitar uma proposta de negociação, o fator de maior motivação é o valor da prestação, somando 30%. "Os dados revelam que o consumidor tenta negociar as dívidas e encontrar um acordo. Isso é essencial para que o planejamento mensal seja efetivo e o consumidor saia do vermelho", explica o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli. MP
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Oito em cada dez dos entrevistados, um total de 83%, afirmam terem sido cobrados pelos credores após ficarem com nome sujo
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