Após cobrança 56% dos consumidores quitam dívida
Serviço de Proteção ao Crédito - SPC | Brasil Econômico | Finanças | BR
Segundo SPC Brasil, internet e escola alcançam o maior número de negociações
O número de consumidores endividados que quitaram dívidas após terem sido cobrados por credores é de 56%, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz.
Quando analisada em setores específicos, a taxa de sucesso aumenta entre as empresas de internet, somando 70%, escola ou faculdade, com 64%; as negociações que menos resultam em acordo são as de cartão de crédito, somando 43%.
O estudo revelou ainda que 83 dos entrevistados afirmam terem sido cobrados pelos credores em decorrência das dívidas que os deixaram com nome sujo.
Entre os meios utilizados para a comunicação entre a empresa e consumidor, o envio de carta é o mais frequente, somando 31%, principalmente no caso de conta de água, com 91%. Outros meios são a conversa com o cobrador por telefone e o e-mail, com 16%.
Ainda segundo a pesquisa, 84% dos consumidores que não quitaram sua pendência após o contato de cobrança tentaram negociar as dívidas. Durante as negociações, os pedidos mais frequentes são por valores menores, com 62%, e número diferente de parcelas, somando 10%.
Ao aceitar uma proposta de negociação, o fator de maior motivação é o valor da prestação, somando 30%. "Os dados revelam que o consumidor tenta negociar as dívidas e encontrar um acordo. Isso é essencial para que o planejamento mensal seja efetivo e o consumidor saia do vermelho", explica o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli. MP
---
Oito em cada dez dos entrevistados, um total de 83%, afirmam terem sido cobrados pelos credores após ficarem com nome sujo
Últimas
Número de empresas inadimplentes cresce 13,01% em maio
ATENÇÃO - FERIADO
Quase metade dos consumidores com empréstimo desconhece parcelas a pagar
Para fugir do endividamento e organizar contas, evite o crédito para negativado
SEBRAETEC
PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA - COMÉRCIO
Metade dos jovens empreendedores usam WhatsApp como principal canal de comunicação com os clientes
Presidente da CDL Paulo Afonso participa do 3º Fórum Regional de Administração
Confiança das MPEs cai 12% em abril
Brasileiro deve gastar menos no Dia das Mães, revela pesquisa




