Os desafios da economia em crise devem revelar empreendedores criativos
Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas | Consumidor | RS
Desafios do varejo foram debatidos em seminário em Sapiranga
"Quando eu não sei o meu sintoma, o meu problema, posso morrer sem saber o motivo. Quando alguém morre, é feita a perícia. Já uma empresa, quando quebra, ninguém quer saber o que aconteceu". A frase do consultor do Sebrae, Cláudio Forner, mostra qual foi o principal assunto do seminário "Desafios e oportunidades para o comércio", que ocorreu na tarde de quinta-feira (23.04) em Sapiranga. O evento, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga, falou sobre o momento da economia brasileira e os cuidados que o comércio deve ter para seguir fortalecido.
- Uma empresa não perde mercado por não crescer, mas por crescer menos que o concorrente. Os empresários devem ficar atentos ao que ocorre no setor, num todo. Avaliar os concorrentes para entender o que acontece ao redor. Vocês devem prestar atenção no que acontece dentro da empresa. Saber o momento certo de mudar e inovar. Se eu não sei o que está acontecendo com a minha empresa, ela corre o risco de quebrar - destaca Cláudia Forner.
Segundo Forner, um dos principais desafios para os empreendedores é a necessidade contínua de avaliar, analisar e perceber a hora de mudar e inovar. O momento da economia brasileira deixa muitos empresários receosos. Porém, a crise é passageira e faz com que os pontos fracos do empreendimento apareçam. Assim, a estrutura deve ser revista e reorganizada.
Aproximadamente 150 lojistas estiveram presentes no seminário, que aconteceu no Centro Municipal de Cultura. O presidente da CDL Sapiranga, Álvaro Pereira, relata que os lojistas precisavam deste momento de reflexão, para ter outra visão de oportunidades.
- Em um mundo conectado, as oportunidades para o comércio são diferentes de tempos em que concorríamos somente com nossos vizinhos. O pensamento das pessoas está diferente em relação à compra de produtos. O mercado está modificando seus canais para se preparar para este público. Com isto em mente, a CDL organizou o seminário para trazer aos associados a visão que o movimento lojista deve tomar para se estabelecer e evoluir - afirma Álvaro Pereira.
No início da tarde, a economia brasileira foi o tema principal do Painel Econômico, com Jéferson Costa. O administrador de empresas apresentou os resultados de crescimento e decréscimo dos últimos cinco aos no Brasil. Além de dar perspectivas econômicas para os próximos dois anos.
- Vocês já pararam pra pensar no que é crise? Estamos desacreditados com a política e com medo pelo nosso negócio. Mas já vivemos em crises muito piores, como em 2008 e 2009, por exemplo. Estes momentos são propícios para a criatividade dos empreendedores. A crise é um ciclo. Vai ter a crise, mas logo já não vai mais ter e vai ter a expansão de novo. E aí precisamos nos fortalecer - relata Jéferson Costa.
O palestrante lembra que é o momento de investir na imagem e no marketing das empresas, participar de eventos setoriais e aumentar de networking. Ele aconselha que o empreendedor seja criativo. Qualquer empresa se não pensar criativamente, não vai sair do lugar.
- Se um dia parar de ventar, nosso barco a vela vai parar? Ou teremos um remo no barco? As contas e as obrigações continuam na empresa. Como eu vou movimentar a minha empresa agora? - ressalta Jéferson Costa.
Outros destaques da tarde foram os debates com empresários de sucesso da região do Vale dos Sinos. O primeiro tratou sobre as redes de cooperação, com a participação de Marcelo Pereira, Ademir Deitos, Iury Valls e André Ramos. O grupo trouxe suas experiências e compartilhou conhecimento de como as redes de empresas fortalecem as marcas. Já os empresários Vinícius Morgentern, Ivo Luís Mala Rizzardi e César Mombach conversaram com os presentes sobre a importância do empreendedorismo na construção de qualquer marca.
Últimas
42% dos inadimplentes não sabem ao certo o número de parcelas que têm a pagar, mostra SPC Brasil e CNDL
Sebrae Talks
ATENÇÃO - FERIADO DOS COMERCIÁRIOS
CN2016: Sem proposta decente, Fenaban leva bancários à greve a partir do dia 6 de setembro
MEGA PALESTRA COM ERIK PENNA - HOJE
46% dos inadimplentes não têm condições financeiras de pagar as dívidas em atraso nos próximos três meses, mostra SPC Brasil
Demanda por investimento da micro e pequena empresa volta a crescer em julho e atinge 24,20 pontos, mostra SPC Brasil / CNDL
70% dos jovens empreendedores acreditam que novas tecnologias ajudam nas vendas, mas só 50% as adotam na prática, revela pesquisa do SPC Brasil
Para SPC Brasil, vendas do varejo seguem em patamar baixo, mas com tendência de quedas menores para os próximos meses
Inadimplência desacelera pelo terceiro mês seguido e número de negativados cai para 58,9 milhões, mostra SPC Brasil e CNDL