Os desafios da economia em crise devem revelar empreendedores criativos
Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas | Consumidor | RS
Desafios do varejo foram debatidos em seminário em Sapiranga
"Quando eu não sei o meu sintoma, o meu problema, posso morrer sem saber o motivo. Quando alguém morre, é feita a perícia. Já uma empresa, quando quebra, ninguém quer saber o que aconteceu". A frase do consultor do Sebrae, Cláudio Forner, mostra qual foi o principal assunto do seminário "Desafios e oportunidades para o comércio", que ocorreu na tarde de quinta-feira (23.04) em Sapiranga. O evento, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga, falou sobre o momento da economia brasileira e os cuidados que o comércio deve ter para seguir fortalecido.
- Uma empresa não perde mercado por não crescer, mas por crescer menos que o concorrente. Os empresários devem ficar atentos ao que ocorre no setor, num todo. Avaliar os concorrentes para entender o que acontece ao redor. Vocês devem prestar atenção no que acontece dentro da empresa. Saber o momento certo de mudar e inovar. Se eu não sei o que está acontecendo com a minha empresa, ela corre o risco de quebrar - destaca Cláudia Forner.
Segundo Forner, um dos principais desafios para os empreendedores é a necessidade contínua de avaliar, analisar e perceber a hora de mudar e inovar. O momento da economia brasileira deixa muitos empresários receosos. Porém, a crise é passageira e faz com que os pontos fracos do empreendimento apareçam. Assim, a estrutura deve ser revista e reorganizada.
Aproximadamente 150 lojistas estiveram presentes no seminário, que aconteceu no Centro Municipal de Cultura. O presidente da CDL Sapiranga, Álvaro Pereira, relata que os lojistas precisavam deste momento de reflexão, para ter outra visão de oportunidades.
- Em um mundo conectado, as oportunidades para o comércio são diferentes de tempos em que concorríamos somente com nossos vizinhos. O pensamento das pessoas está diferente em relação à compra de produtos. O mercado está modificando seus canais para se preparar para este público. Com isto em mente, a CDL organizou o seminário para trazer aos associados a visão que o movimento lojista deve tomar para se estabelecer e evoluir - afirma Álvaro Pereira.
No início da tarde, a economia brasileira foi o tema principal do Painel Econômico, com Jéferson Costa. O administrador de empresas apresentou os resultados de crescimento e decréscimo dos últimos cinco aos no Brasil. Além de dar perspectivas econômicas para os próximos dois anos.
- Vocês já pararam pra pensar no que é crise? Estamos desacreditados com a política e com medo pelo nosso negócio. Mas já vivemos em crises muito piores, como em 2008 e 2009, por exemplo. Estes momentos são propícios para a criatividade dos empreendedores. A crise é um ciclo. Vai ter a crise, mas logo já não vai mais ter e vai ter a expansão de novo. E aí precisamos nos fortalecer - relata Jéferson Costa.
O palestrante lembra que é o momento de investir na imagem e no marketing das empresas, participar de eventos setoriais e aumentar de networking. Ele aconselha que o empreendedor seja criativo. Qualquer empresa se não pensar criativamente, não vai sair do lugar.
- Se um dia parar de ventar, nosso barco a vela vai parar? Ou teremos um remo no barco? As contas e as obrigações continuam na empresa. Como eu vou movimentar a minha empresa agora? - ressalta Jéferson Costa.
Outros destaques da tarde foram os debates com empresários de sucesso da região do Vale dos Sinos. O primeiro tratou sobre as redes de cooperação, com a participação de Marcelo Pereira, Ademir Deitos, Iury Valls e André Ramos. O grupo trouxe suas experiências e compartilhou conhecimento de como as redes de empresas fortalecem as marcas. Já os empresários Vinícius Morgentern, Ivo Luís Mala Rizzardi e César Mombach conversaram com os presentes sobre a importância do empreendedorismo na construção de qualquer marca.
Últimas
85% dos empresários não vão contratar neste fim de ano; apenas 27,2 mil vagas temporárias devem ser criadas, apontam SPC Brasil e CNDL
42% dos inadimplentes não sabem ao certo o número de parcelas que têm a pagar, mostra SPC Brasil e CNDL
Sebrae Talks
ATENÇÃO - FERIADO DOS COMERCIÁRIOS
CN2016: Sem proposta decente, Fenaban leva bancários à greve a partir do dia 6 de setembro
MEGA PALESTRA COM ERIK PENNA - HOJE
46% dos inadimplentes não têm condições financeiras de pagar as dívidas em atraso nos próximos três meses, mostra SPC Brasil
Demanda por investimento da micro e pequena empresa volta a crescer em julho e atinge 24,20 pontos, mostra SPC Brasil / CNDL
70% dos jovens empreendedores acreditam que novas tecnologias ajudam nas vendas, mas só 50% as adotam na prática, revela pesquisa do SPC Brasil
Para SPC Brasil, vendas do varejo seguem em patamar baixo, mas com tendência de quedas menores para os próximos meses




