Pesquisa do SPC Brasil aponta que consumidor gastará menos no Dia dos Namorados
Serviço de Proteção ao Crédito - SPC | R7 | Economia | BRA expectativa de compra dos consumidores para o 12 de Junho não é das melhores. Pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 52,4% dos consumidores pretendem gastar menos agora do que em 2014. Em 2014, o Dia dos Namorados foi a pior data comemorativa do ano, com queda de 8,63% nas vendas a prazo em relação ao ano anterior. Desta vez, a previsão também não é otimista.
O valor médio esperado é de R$ 138 e 82% dos consumidores pretendem pagar à vista. Mais da metade daqueles que pretendem gastar menos justifica a cautela por razões de desemprego ou endividamento. O índice é mais representativo entre mulheres (37%) e nas classe C, D e E (31%). Mesmo entre os que acreditam que vão gastar mais, 31% disseram que o incremento na despesa se deve à inflação e ao preço mais alto dos produtos. Quase 80% dos consumidores acreditam que o valor do produto está mais alto que em 2014 e apenas 18,5% afirmaram que teve algum aumento de salário.
Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o cenário econômico, determinante para o comportamento das vendas, também tem impacto nas datas comemorativas. "A desaceleração da economia, com o crédito aos consumidores cada vez mais restrito, a inflação elevada e as altas taxas de juros, diminui o poder de compra do consumidor e a principal medida para salvar as finanças é o corte de gastos", diz, em nota distribuída à imprensa.
Marido e mulher
Ao contrário do que se pode esperar, a maioria dos presenteados no Dia dos Namorados serão os casados (67,9%). Os homens pretendem presentear o cônjuge mais do que as mulheres. Isoladamente, eles são 76,7%. Poucos companheiros, porém, devem receber mais do que um presente, já que 76,3% dos entrevistados não pretendem comprar mais do que um agrado. As classes C, D e E se mostraram mais sensibilizadas com a data comemorativa e o porcentual de consumidores que planejam comprar pelo menos dois presentes é 4% maior nesse grupo.
Os produtos preferidos para presentear são roupas (46,5%), seguidas por calçados (22,2%), perfumes e cosméticos (22,2%) e acessórios de moda (10,3%). Mas a maioria não deve gastar mais em comemorações, já que 49,3% já anunciaram que preferem ficar em casa. Apenas 18,5% vão sair para jantar fora e pouco mais de 8% pretendem ir ao motel.
Últimas
ATENÇÃO - FERIADO DOS COMERCIÁRIOS
CN2016: Sem proposta decente, Fenaban leva bancários à greve a partir do dia 6 de setembro
MEGA PALESTRA COM ERIK PENNA - HOJE
46% dos inadimplentes não têm condições financeiras de pagar as dívidas em atraso nos próximos três meses, mostra SPC Brasil
Demanda por investimento da micro e pequena empresa volta a crescer em julho e atinge 24,20 pontos, mostra SPC Brasil / CNDL
70% dos jovens empreendedores acreditam que novas tecnologias ajudam nas vendas, mas só 50% as adotam na prática, revela pesquisa do SPC Brasil
Para SPC Brasil, vendas do varejo seguem em patamar baixo, mas com tendência de quedas menores para os próximos meses
Inadimplência desacelera pelo terceiro mês seguido e número de negativados cai para 58,9 milhões, mostra SPC Brasil e CNDL
Confiança dos micro e pequenos empresários cresce 20,7% e atinge maior nível em 15 meses, mostra indicador SPC Brasil / CNDL
Na crise, brasileiro escolhe cortar atividades de lazer em vez de gastos com beleza, aponta estudo do SPC Brasil