Número de empresas inadimplentes sobe 5,38% no primeiro semestre
Serviço de Proteção ao Crédito - SPC | Época Negócios - Online | Informação | BR
O total de empresas inadimplentes aumentou 8,05% em relação a junho do ano anterior
O número de empresas com dívidas atrasadas subiu 5,38% no primeiro semestre, divulgaram nesta segunda-feira (20/07) o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Na comparação com maio, o indicador de junho ficou praticamente estável, subindo apenas 0,09%. No entanto, o total de empresas inadimplentes aumentou 8,05% em relação a junho do ano anterior o segundo maior crescimento nessa comparação, desde agosto de 2013.
De acordo com a CNDL, a alta da inadimplência das empresas decorre da deterioração da economia. Segundo a entidade, a forte alta dos juros reduziu o faturamento das empresas e aumentou o custo do capital.
O setor com maior crescimento no número de empresas devedoras foi serviços, com alta de 12,56% em junho, em relação ao mesmo mês do ano passado. Em segundo lugar, ficou a indústria, com aumento de 8,71%. Em relação ao estoque das dívidas, as empresas de comércio concentram quase metade das empresas devedoras (49,39%). No setor de serviços, a proporção chega a 37,22%.
Segundo o levantamento, as dívidas mais antigas, com atrasos de três a cinco anos, subiu 13,82% no mês passado, em relação a junho de 2014. O número de devedores com pendências recentes, de até 90 dias de atraso, aumentou 2,3%.
A Região Sudeste puxou o crescimento do número de empresas inadimplentes, com alta de 11,38% em junho, na comparação com o mesmo mês de 2014. O Nordeste ficou em segundo lugar, com variação de 10,77%. As duas regiões concentram o número de dívidas não pagas: 44,84% e 19,53%, respectivamente.
Últimas
ATENÇÃO - FERIADO
Quase metade dos consumidores com empréstimo desconhece parcelas a pagar
Para fugir do endividamento e organizar contas, evite o crédito para negativado
SEBRAETEC
PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA - COMÉRCIO
Metade dos jovens empreendedores usam WhatsApp como principal canal de comunicação com os clientes
Presidente da CDL Paulo Afonso participa do 3º Fórum Regional de Administração
Confiança das MPEs cai 12% em abril
Brasileiro deve gastar menos no Dia das Mães, revela pesquisa
Setor de serviços lidera entre total de empresas endividadas, diz SPC Brasil