Varejistas buscam alternativas para a crise
http://cndl.empauta.com/e/mostra_noticia.php?cod_noticia=1603281459152873002&autolog=eJwzMDAwMTQ1MDe
Preocupados com o rumo do setor, que caiu 3,7% em 2015, associações, especialistas e líderes das principais redes vão passar quatro dias no Uruguai discutindo medidas para aquecer o mercado Shoppings têm sofrido com queda nas vendas e taxa de vacância
Foto: Estadão Conteúdo/ Helvio Romero
São Paulo - Em busca de alternativas para reverter o cenário ruim de vendas que atinge o varejo, mais de 200 representantes do setor, entre empresários, presidentes de associações e ministros de Estado, vão se reunir entre 31 de março e 3 de abril, em Punta Del Este, Uruguai.
A preocupação com o recuo nas vendas é tão grande que os organizadores do 1º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping optaram por fazer um evento fora do País. O objetivo é que as lideranças possam se concentrar, sem dispersão, sobre problemas que afligem o segmento e tentar encontrar possíveis soluções. "Temos experiências de fóruns em que os empresários iam, assistiam uma ou outra palestra e depois voltavam para o seu negócio. Precisamos que todos estejam focados neste momento", diz o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun.
Segundo ele, o evento acontece no momento mais delicado para o setor dos últimos anos. Em fevereiro, as vendas no varejo brasileiro apresentaram queda real de 6% na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o Instituto do Desenvolvimento do Varejo (IDV). "Não me lembro, ao menos nos últimos 15 anos, de uma instabilidade política e econômica tão intensa como essa. Por isso, resolvemos reunir os empresários e os representantes para debatermos alternativas que nos levem à uma recuperação mais rápida. Não adianta ficarmos de braços cruzados", acrescenta Sahyoun.
Entre os convidados para o evento estão a presidente do conselho do Magazine Luiza, Luiza Trajano; o fundador e presidente do Habib's, Alberto Saraiva; o CEO da Riachuelo, Flávio Rocha; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux; o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) do governo federal, Marcelo Maia, além de outros líderes e representantes de quinze associações.
De acordo com Sahyoun, o evento deverá seguir três frentes diferentes em busca de medidas que destravem as vendas do setor: transparência, tributos e social. "Temos uma série de projetos possíveis para esses três segmentos. Vamos apresentá-los aos participantes e entregar as propostas para o ministro Maia". A principal, diz o presidente da Alshop, deve abordar questões sobre a desburocratização do varejo, inclusive com a apresentação de estudos que apontam as falhas do sistema atual.
A transparência envolve a relação entre administradores e lojistas, principalmente em shoppings. "Esse tema servirá para que eles encontrem uma alternativa aos altos preços cobrados em aluguel", indica. Para ele, a taxa de vacância nos malls está ultrapassando os limites toleráveis tanto para as administradoras quanto para os empresários lojistas.
No ano passado, a proporção de espaços vazios chegou a 3,97% do total nos centros de compras brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), que também participará do evento no Uruguai. A terceira frente é a questão social. Os organizadores querem que as administradoras voltem a pensar os shoppings como um bem de uso social, com entretenimento e grandes centros de lazer.
Troca
Para o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, o evento será importante para a troca de informações. No entanto, ele acredita que a recuperação do setor estará mais baseada em uma possível ampliação do crédito. "O comércio brasileiro funciona de modo anticíclico. É preciso trabalhar isso", diz.
Sammy Eduardo
Últimas
Natal Solidário 2017 - Transforme Presente em Sorriso de Gente
Empresas Participantes da Campanha Natal Premiado 2017
VamosCard inicia cadastro do cartão eletrônico para usuários do transporte coletivo em PA
Regulamento da Campanha Natal Premiado 2017
Natal Premiado 2017
59,3 milhões de brasileiros estão com o nome negativado, mostra estimativa do SPC Brasil e CNDL
73% dos brasileiros devem ir às compras no Natal; data vai movimentar R$ 51,2 bi na economia, projetam SPC Brasil e CNDL
Pequenos negócios devem estar atentos a alterações no regime tributário simplificado
Mais de um terço dos empresários brasileiros devem aderir ao Black Friday 2017, apontam SPC Brasil e CNDL
Inadimplência das empresas cresce 3,42% em agosto, a menor alta para o mês em sete anos, apontam SPC Brasil e CNDL




