Brasileiro deve gastar menos no Dia das Mães, revela pesquisa
http://cndl.empauta.com/e/mostra_noticia.php?cod_noticia=1605031462298289001&autolog=eJwzMDAwMTQ1MDeLevantamento foi feito pela CNDL e pelo SPC Brasil entre 14 e 25 de abril.
47,5% dos entrevistados pretende gastar menos com presentes neste ano.
Levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que quase metade (47,5%) dos consumidores pretende gastar menos com o presente do Dia das Mães neste ano na comparação com 2015. A pesquisa foi realizada entre 14 e 25 de abril com 613 pessoas.
De acordo com as entidades, o desemprego foi apontado como principal razão para redução dos gastos, por 24,8% dos entrevistados. Outros motivos também foram citados, como o endividamento (21%) e a necessidade de economizar (16,6%).
O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo em volume de vendas e faturamento, ficando atrás apenas do Natal.
"Com o crédito mais restrito, a inflação elevada e as taxas de juros cada vez mais altas, o consumidor tem seu poder de compra reduzido e uma das principais medidas para salvar as finanças acaba sendo o corte de gastos", avaliou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
De acordo com o levantamento, os entrevistados têm sentido no dia a dia a alta da inflação: 70,5% têm a impressão de que os produtos estão mais caros em 2016; 20,5% acreditam que os presentes estão na mesma faixa de preço, e para apenas 8,9% estão mais baratos.
Valor médio do presente deve ser de R$ 93,55 De acordo com a pesquisa, o valor médio do gasto pretendido entre os consumidores que sabem o quanto irão gastar é de R$ 93,55 com cada presente. Porém, 38,3% dos entrevistados ainda não sabe ou não decidiu o valor da compra do Dia das Mães.
"Quatro em cada dez (38,8%) entrevistados disseram que irão gastar até R$ 100,00; 12,5% entre R$101,00 e R$200,00 e 10,3% acreditam que gastarão mais de R$200,00 com cada presente na data comemorativa", acrescentaram a CNDL e o SPC Brasil.
Segundo o levantamento, as roupas lideram as preferências entre quem pretende presentear no Dia das Mães em 2016 (37%), seguidas dos perfumes (29,1%) e calçados (17,5%).
Pagamento à vista em dinheiro O pagamento do presente à vista em dinheiro destaca-se como a principal modalidade utilizada pelos consumidores (58,7%), bem à frente do cartão de crédito parcelado (19,2%) e do cartão de crédito à vista (11,2%).
"Em tempos de crise econômica, em que as pessoas se veem obrigadas a cortar despesas para driblar a inflação e estão menos seguras em seus empregos, o ideal é evitar o abuso de parcelamentos e realizar todos os pagamentos a vista", avaliou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Últimas
ATENÇÃO - FERIADO DOS COMERCIÁRIOS
CN2016: Sem proposta decente, Fenaban leva bancários à greve a partir do dia 6 de setembro
MEGA PALESTRA COM ERIK PENNA - HOJE
46% dos inadimplentes não têm condições financeiras de pagar as dívidas em atraso nos próximos três meses, mostra SPC Brasil
Demanda por investimento da micro e pequena empresa volta a crescer em julho e atinge 24,20 pontos, mostra SPC Brasil / CNDL
70% dos jovens empreendedores acreditam que novas tecnologias ajudam nas vendas, mas só 50% as adotam na prática, revela pesquisa do SPC Brasil
Para SPC Brasil, vendas do varejo seguem em patamar baixo, mas com tendência de quedas menores para os próximos meses
Inadimplência desacelera pelo terceiro mês seguido e número de negativados cai para 58,9 milhões, mostra SPC Brasil e CNDL
Confiança dos micro e pequenos empresários cresce 20,7% e atinge maior nível em 15 meses, mostra indicador SPC Brasil / CNDL
Na crise, brasileiro escolhe cortar atividades de lazer em vez de gastos com beleza, aponta estudo do SPC Brasil