Brasileiro deve gastar menos no Dia das Mães, revela pesquisa
http://cndl.empauta.com/e/mostra_noticia.php?cod_noticia=1605031462298289001&autolog=eJwzMDAwMTQ1MDeLevantamento foi feito pela CNDL e pelo SPC Brasil entre 14 e 25 de abril.
47,5% dos entrevistados pretende gastar menos com presentes neste ano.
Levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que quase metade (47,5%) dos consumidores pretende gastar menos com o presente do Dia das Mães neste ano na comparação com 2015. A pesquisa foi realizada entre 14 e 25 de abril com 613 pessoas.
De acordo com as entidades, o desemprego foi apontado como principal razão para redução dos gastos, por 24,8% dos entrevistados. Outros motivos também foram citados, como o endividamento (21%) e a necessidade de economizar (16,6%).
O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo em volume de vendas e faturamento, ficando atrás apenas do Natal.
"Com o crédito mais restrito, a inflação elevada e as taxas de juros cada vez mais altas, o consumidor tem seu poder de compra reduzido e uma das principais medidas para salvar as finanças acaba sendo o corte de gastos", avaliou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
De acordo com o levantamento, os entrevistados têm sentido no dia a dia a alta da inflação: 70,5% têm a impressão de que os produtos estão mais caros em 2016; 20,5% acreditam que os presentes estão na mesma faixa de preço, e para apenas 8,9% estão mais baratos.
Valor médio do presente deve ser de R$ 93,55 De acordo com a pesquisa, o valor médio do gasto pretendido entre os consumidores que sabem o quanto irão gastar é de R$ 93,55 com cada presente. Porém, 38,3% dos entrevistados ainda não sabe ou não decidiu o valor da compra do Dia das Mães.
"Quatro em cada dez (38,8%) entrevistados disseram que irão gastar até R$ 100,00; 12,5% entre R$101,00 e R$200,00 e 10,3% acreditam que gastarão mais de R$200,00 com cada presente na data comemorativa", acrescentaram a CNDL e o SPC Brasil.
Segundo o levantamento, as roupas lideram as preferências entre quem pretende presentear no Dia das Mães em 2016 (37%), seguidas dos perfumes (29,1%) e calçados (17,5%).
Pagamento à vista em dinheiro O pagamento do presente à vista em dinheiro destaca-se como a principal modalidade utilizada pelos consumidores (58,7%), bem à frente do cartão de crédito parcelado (19,2%) e do cartão de crédito à vista (11,2%).
"Em tempos de crise econômica, em que as pessoas se veem obrigadas a cortar despesas para driblar a inflação e estão menos seguras em seus empregos, o ideal é evitar o abuso de parcelamentos e realizar todos os pagamentos a vista", avaliou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Últimas
Inadimplência das empresas cresce 12% em quatro regiões brasileiras, mostra indicador do SPC Brasil
Quase metade adquire cartão de crédito e de loja após oferta de instituições, mostra levantamento do SPC Brasil
Compras de roupas, calçados, tratamentos dentários e cirurgia plástica são as mais adiadas por falta de dinheiro, mostra SPC Brasil
Quatro em cada dez brasileiros já pediram nome emprestado para fazer compras a crédito, revela SPC Brasil
Inadimplência tem menor expansão anual desde 2011 e negativados cai para 59,1 milhões na passagem de maio para junho
Confiança das micro e pequenas empresas cresce 18% em um ano, mostra indicador do SPC Brasil e da CNDL
Seis em cada dez brasileiros não se preparam corretamente para a aposentadoria, mostra SPC Brasil
Número de empresas inadimplentes cresce 13,01% em maio
ATENÇÃO - FERIADO
Quase metade dos consumidores com empréstimo desconhece parcelas a pagar