Confiança das MPEs cai 12% em abril
http://cndl.empauta.com/e/mostra_noticia.php?cod_noticia=1605041462402647003&autolog=eJwzMDAwMTQ1MDeIndicador chega ao menor patamar desde setembro do ano passado. Entenda
A confiança dos micro e pequenos empresários caiu 12,1% em abril, na relação com março, segundo indicador divulgado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Com isso, a confiança chegou a 37,92 pontos - o menor número desde setembro do ano passado.
O indicador varia de zero a 100, sendo que quanto mais próximo de 100, mais confiante está o micro e pequeno empresário consultado. O resultado de abril mostra que os empreendedores estão na zona do pessimismo - trajetória já revelada nos últimos. O indicador avalia as condições atuais e as expectativas desses empresários residentes nas 27 capitais e no interior.
Segundo a pesquisa, 85% dos empresários entrevistados consideram que a economia piorou nos últimos seis meses, contra apenas 5,1% que relatam melhora. A proporção dos que notam deterioração na performance de seus negócios é um pouco menor, mas ainda assim é elevada: 64% dos entrevistados. Além disso, a queda nas vendas é uma realidade para seis em cada dez (64,8%) entrevistados que observam piora no desempenho dos seus negócios.
Leia também Confiança alcança o pior nível dos últimos 11 anos
"Com o agravamento da crise política e econômica, houve uma piora generalizada na confiança dos empresários dos mais diversos ramos. O mesmo acontece com os consumidores, que acuados com a queda da renda e aumento do desemprego, retraem o consumo, reduzindo por consequência o faturamento das empresas", explicou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
"Para a reversão desse quadro, é preciso superar o impasse político com o encaminhamento de medidas que ataquem o problema fiscal, que é a raiz da crise econômica. Sem um fato novo capaz de reverter as expectativas dos consumidores e empresários, a tendência é que esse círculo vicioso se mantenha ainda por mais tempo", completou.
Leia também Crédito para consumidores deve cair 13,4% em 2016
Camila Mendonça
Últimas
NATAL PREMIADO CDL 2016
NATAL PREMIADO 2016
NATAL PREMIADO CDL 2016
108 milhões de consumidores vão às compras no Natal, mas gasto médio deve cair 5,3%, apontam SPC Brasil e CNDL
Confiança das micro e pequenas empresas atinge o maior patamar em 18 meses, aponta indicador do SPC Brasil e CNDL
IMPORTANTE - MUDANÇA PARA O SISTEMA SPC BRASIL
Apenas três em cada dez comerciantes vão investir para o Natal; expectativa é de vendas 1,8% menores no final do ano, aponta SPC Brasil
85% dos empresários não vão contratar neste fim de ano; apenas 27,2 mil vagas temporárias devem ser criadas, apontam SPC Brasil e CNDL
42% dos inadimplentes não sabem ao certo o número de parcelas que têm a pagar, mostra SPC Brasil e CNDL
Sebrae Talks