Metade dos jovens empreendedores usam WhatsApp como principal canal de comunicação com os clientes
http://cndl.empauta.com/e/mostra_noticia.php?cod_noticia=1605171463460582001&autolog=eJwzMDAwMTQ1MDeApenas 38% dos empresários afirma que investe bastante no relacionamento com os clientes
O acesso à internet e às redes sociais têm se mostrado como fortes aliados dos negócios no Brasil. O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, por exemplo, é para mais da metade (51,9%) dos jovens empreendedores o principal canal de comunicação com os clientes, de acordo com levantamento do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
Também foram citados como ferramentas de comunicação utilizadas nos negócios o Facebook e Instagram (41,2%), O levantamento aponta que os meios mais tradicionais, como campanhas publicitárias (4,6%) e e-mail marketing (8,5%), ficaram para traz na hora de falar com os clientes e fornecedores.
O presidente da CDL-Jovem, entidade ligada à CNDL que fomenta o desenvolvimento de jovens empresários, Pablo Guterres, avalia que os dados apenas reforçam que os empresários com idade entre 18 e 34 anos têm menor resistência para fazer uso das novas tecnologias.
- A internet já é inerente ao dia a dia e usar essa ferramenta para dar início, alavancar e potencializar seus negócios é normal e positivo. [...] Porém, os aplicativos não podem e não devem ser o único meio pelo qual os empresários se relacionam com seu público-alvo, sejam eles clientes ou outros empresários.
Últimas
Puxada pela região sudeste, inadimplência das empresas no país tem alta de 8,92% em março, aponta indicador do SPC Brasil e CNDL
Contratação de empresas para limpar o nome quase triplica em um ano, mostra pesquisa do SPC Brasil e CNDL
Indicador de confiança do consumidor fica estável em março e registra 42,2 pontos, apontam SPC Brasil e CNDL
Oito em cada dez brasileiros não se preparam para aposentadoria, mostra pesquisa do SPC Brasil e CNDL
Inflação bem controlada favorece nova redução de juros, afirma SPC Brasil
Número de inadimplentes acelera pelo sexto mês seguido e primeiro trimestre fecha com 62,1 milhões de negativados, apontam SPC Brasil e CNDL
Confiança do micro e pequeno empresário atinge maior pontuação na série histórica, indicando estabilidade do clima de otimismo, mostra indicador do SP
Um em cada quatro usuários de cartão de crédito entraram no rotativo em fevereiro, mostra indicador do SPC Brasil e CNDL
Volume de inadimplentes que regularizam dívidas cai -0,80% em fevereiro, mostra indicador do SPC Brasil e CNDL
Inadimplência das empresas acelera pelo quinto mês consecutivo e cresce 6,76% em fevereiro, mostram SPC Brasil e CNDL