Metade dos jovens empreendedores usam WhatsApp como principal canal de comunicação com os clientes
http://cndl.empauta.com/e/mostra_noticia.php?cod_noticia=1605171463460582001&autolog=eJwzMDAwMTQ1MDe
Apenas 38% dos empresários afirma que investe bastante no relacionamento com os clientes
O acesso à internet e às redes sociais têm se mostrado como fortes aliados dos negócios no Brasil. O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, por exemplo, é para mais da metade (51,9%) dos jovens empreendedores o principal canal de comunicação com os clientes, de acordo com levantamento do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
Também foram citados como ferramentas de comunicação utilizadas nos negócios o Facebook e Instagram (41,2%), O levantamento aponta que os meios mais tradicionais, como campanhas publicitárias (4,6%) e e-mail marketing (8,5%), ficaram para traz na hora de falar com os clientes e fornecedores.
O presidente da CDL-Jovem, entidade ligada à CNDL que fomenta o desenvolvimento de jovens empresários, Pablo Guterres, avalia que os dados apenas reforçam que os empresários com idade entre 18 e 34 anos têm menor resistência para fazer uso das novas tecnologias.
- A internet já é inerente ao dia a dia e usar essa ferramenta para dar início, alavancar e potencializar seus negócios é normal e positivo. [...] Porém, os aplicativos não podem e não devem ser o único meio pelo qual os empresários se relacionam com seu público-alvo, sejam eles clientes ou outros empresários.
Últimas
Confiança dos micro e pequenos empresários cresce 20,7% e atinge maior nível em 15 meses, mostra indicador SPC Brasil / CNDL
Na crise, brasileiro escolhe cortar atividades de lazer em vez de gastos com beleza, aponta estudo do SPC Brasil
Inadimplência das empresas cresce 12% em quatro regiões brasileiras, mostra indicador do SPC Brasil
Quase metade adquire cartão de crédito e de loja após oferta de instituições, mostra levantamento do SPC Brasil
Compras de roupas, calçados, tratamentos dentários e cirurgia plástica são as mais adiadas por falta de dinheiro, mostra SPC Brasil
Quatro em cada dez brasileiros já pediram nome emprestado para fazer compras a crédito, revela SPC Brasil
Inadimplência tem menor expansão anual desde 2011 e negativados cai para 59,1 milhões na passagem de maio para junho
Confiança das micro e pequenas empresas cresce 18% em um ano, mostra indicador do SPC Brasil e da CNDL
Seis em cada dez brasileiros não se preparam corretamente para a aposentadoria, mostra SPC Brasil
Número de empresas inadimplentes cresce 13,01% em maio