Metade dos jovens empreendedores usam WhatsApp como principal canal de comunicação com os clientes
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Apenas 38% dos empresários afirma que investe bastante no relacionamento com os clientes
O acesso à internet e às redes sociais têm se mostrado como fortes aliados dos negócios no Brasil. O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, por exemplo, é para mais da metade (51,9%) dos jovens empreendedores o principal canal de comunicação com os clientes, de acordo com levantamento do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
Também foram citados como ferramentas de comunicação utilizadas nos negócios o Facebook e Instagram (41,2%), O levantamento aponta que os meios mais tradicionais, como campanhas publicitárias (4,6%) e e-mail marketing (8,5%), ficaram para traz na hora de falar com os clientes e fornecedores.
O presidente da CDL-Jovem, entidade ligada à CNDL que fomenta o desenvolvimento de jovens empresários, Pablo Guterres, avalia que os dados apenas reforçam que os empresários com idade entre 18 e 34 anos têm menor resistência para fazer uso das novas tecnologias.
- A internet já é inerente ao dia a dia e usar essa ferramenta para dar início, alavancar e potencializar seus negócios é normal e positivo. [...] Porém, os aplicativos não podem e não devem ser o único meio pelo qual os empresários se relacionam com seu público-alvo, sejam eles clientes ou outros empresários.
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