Metade dos jovens empreendedores usam WhatsApp como principal canal de comunicação com os clientes
http://cndl.empauta.com/e/mostra_noticia.php?cod_noticia=1605171463460582001&autolog=eJwzMDAwMTQ1MDeApenas 38% dos empresários afirma que investe bastante no relacionamento com os clientes
O acesso à internet e às redes sociais têm se mostrado como fortes aliados dos negócios no Brasil. O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, por exemplo, é para mais da metade (51,9%) dos jovens empreendedores o principal canal de comunicação com os clientes, de acordo com levantamento do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
Também foram citados como ferramentas de comunicação utilizadas nos negócios o Facebook e Instagram (41,2%), O levantamento aponta que os meios mais tradicionais, como campanhas publicitárias (4,6%) e e-mail marketing (8,5%), ficaram para traz na hora de falar com os clientes e fornecedores.
O presidente da CDL-Jovem, entidade ligada à CNDL que fomenta o desenvolvimento de jovens empresários, Pablo Guterres, avalia que os dados apenas reforçam que os empresários com idade entre 18 e 34 anos têm menor resistência para fazer uso das novas tecnologias.
- A internet já é inerente ao dia a dia e usar essa ferramenta para dar início, alavancar e potencializar seus negócios é normal e positivo. [...] Porém, os aplicativos não podem e não devem ser o único meio pelo qual os empresários se relacionam com seu público-alvo, sejam eles clientes ou outros empresários.
Últimas
Sete em cada dez brasileiros consideram necessária reforma na Previdência, mostra pesquisa da CNDL/SPC Brasil
Em cada dez usuários de cartão de crédito, dois são adeptos de bancos digitais, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil
Sete em cada dez consumidores utilizam smartphone para compras online
Confiança do micro e pequeno empresário cai 9,4% desde o início do ano, revela indicador CNDL/SPC Brasil
Vendas a prazo no Dia dos Namorados têm leve retração de 0,04%, mostram CNDL/SPC Brasil
Em desaceleração, inadimplência das empresas cresce 2,15% em abril, apontam CNDL/SPC Brasil
Dia das Mães deve movimentar 24 bilhões de reais no varejo; 78% dos consumidores pretendem ir às compras, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil
Após recuo em 2018, vendas na Páscoa têm alta de 1,29% neste ano, apontam CNDL/SPC Brasil
Informativo
Sancionada lei do novo Cadastro Positivo