Quase metade dos consumidores com empréstimo desconhece parcelas a pagar
http://cndl.empauta.com/e/mostra_noticia.php?cod_noticia=1606201466408279001&autolog=eJwzMDAwMTQ1MDe
O empréstimo deve ser feito dentro da capacidade de pagamento do bem. Foto: Elza Fiúza/ABr
Manaus - Quase a metade (45,6%) dos consumidores que têm finaciamento, nem sabe ao certo o número de parcelas que terá de pagar até terminar de quitar a dívida. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) no levantamento feito em 26 Estados e no Distrito Federal.
O estudo revela que 27,6% dos consumidores possuem, atualmente, algum tipo de financiamento e que a principal finalidade do empréstimo é para a aquisição da casa própria (41,1%) e a compra de um automóvel (36,5%).
Outros motivos ainda mencionados são a compra de motocicletas (8,3%), a reforma da casa (7,4%) e a compra de móveis (5,8%). De acordo com o levantamento, sete em cada dez (71,0%) consumidores que tem financiamento, atualmente, recorreram a ele para realizar um sonho de consumo.
Outra constatação da pesquisa é que muitos consumidores não tomaram cuidado antes de assumir um financiamento. Dois em cada dez (19,1%) entrevistados que têm esse serviço financeiro admitiram não ter analisado as tarifas e juros cobrados, sobretudo as pessoas da classe C (22,1%). De acordo com o levantamento, 17,0% dos consumidores que estão pagando um financiamento já tiveram o nome incluído em instituições de proteção ao crédito em razão de atrasos das prestações, sendo que 7,5% ainda se encontram nesta situação.
Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, ao adquirir um financiamento o consumidor deve avaliar o impacto não apenas no curto prazo, mas durante todo o período de contratação, uma vez que a renda disponível é menor. "Um passo importante como esse exige preparação. Se não houver controle eficiente de gastos, disciplina e controle de compras não planejadas, a tendência é perder o controle sobre as parcelas".
Para o educador financeiro do portal 'Meu Bolso Feliz', José Vignoli, "o consumidor que recorre ao financiamento precisa pesquisar bastante e analisar com atenção as condições oferecidas e as taxas de juros para garantir que a prestação seja condizente com o seu perfil financeiro.
Últimas
Natal Solidário 2017 - Transforme Presente em Sorriso de Gente
Empresas Participantes da Campanha Natal Premiado 2017
VamosCard inicia cadastro do cartão eletrônico para usuários do transporte coletivo em PA
Regulamento da Campanha Natal Premiado 2017
Natal Premiado 2017
59,3 milhões de brasileiros estão com o nome negativado, mostra estimativa do SPC Brasil e CNDL
73% dos brasileiros devem ir às compras no Natal; data vai movimentar R$ 51,2 bi na economia, projetam SPC Brasil e CNDL
Pequenos negócios devem estar atentos a alterações no regime tributário simplificado
Mais de um terço dos empresários brasileiros devem aderir ao Black Friday 2017, apontam SPC Brasil e CNDL
Inadimplência das empresas cresce 3,42% em agosto, a menor alta para o mês em sete anos, apontam SPC Brasil e CNDL




