Dilma diz ao Congresso que prioridade é manter controle da inflação
Economia - Varejo | Valor Online | Política | BR
BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff citou o controle da inflação como a "prioridade da política macroeconômica" de seu segundo mandato. Na mensagem que enviou ao Congresso Nacional nesta segunda-feira, marcando o início de uma nova legislatura, a presidente reafirma querer que a inflação caia para o centro da meta, de 4,5% ao ano, nos próximos anos e diz que o Banco Central já está "tomando as medidas necessárias para que isso aconteça".
A mensagem, lida no plenário do Congresso, reafirma a visão de que o governo resolveu absorver os impactos da crise internacional e de problemas como a falta de água reduzindo o superávit primário do setor público, mas que chegou a um limite. "Necessitamos de reequilíbrio fiscal para retomar o crescimento, criando condição para queda dos juros e manutenção do emprego", explica a presidente.
Dilma Rousseff voltou a citar as medidas já tomadas para o ajuste fiscal e tratou as mudanças nos direitos trabalhistas como uma necessidade estrutural, que seria tomada independente do quadro fiscal.
Para a presidente, as medidas tomadas nos primeiros quatro anos de seu governo foram essenciais para manter o emprego e "preservar os alicerces macroeconômicos". A presidente citou a redução na dívida líquida e a melhora no perfil do endividamento como sinais do grande esforço fiscal feito durante o primeiro mandato.
(Leandra Peres e Andrea Jubé | Valor)
Últimas
Natal Solidário 2017 - Transforme Presente em Sorriso de Gente
Empresas Participantes da Campanha Natal Premiado 2017
VamosCard inicia cadastro do cartão eletrônico para usuários do transporte coletivo em PA
Regulamento da Campanha Natal Premiado 2017
Natal Premiado 2017
59,3 milhões de brasileiros estão com o nome negativado, mostra estimativa do SPC Brasil e CNDL
73% dos brasileiros devem ir às compras no Natal; data vai movimentar R$ 51,2 bi na economia, projetam SPC Brasil e CNDL
Pequenos negócios devem estar atentos a alterações no regime tributário simplificado
Mais de um terço dos empresários brasileiros devem aderir ao Black Friday 2017, apontam SPC Brasil e CNDL
Inadimplência das empresas cresce 3,42% em agosto, a menor alta para o mês em sete anos, apontam SPC Brasil e CNDL




