Educação é chave para consumo consciente
Serviço de Proteção ao Crédito - SPC | O Povo - Ceará | Economia | CEA educação é o caminho para elevar o número de consumidores conscientes no País. Pesquisa do SPC Brasil mostra que poucos adotam práticas de consumo consciente nas esferas financeira, ambiental e social Artumira Dutra artumira@opovo.com.br
Para se tornar um consumidor consciente é preciso mais que economizar, evitar desperdício ou compras por impulso. Buscar no processo de compra e uso de um produto ou serviço, equilibrar satisfação pessoal, possibilidades ambientais, impactos e os efeitos sociais e financeiros da decisão é o caminho. A educação é apontada como o caminho para elevar o número de consumidores conscientes, considerando os que têm práticas adequadas nas esferas financeira, ambiental e social no País.
Leia também
Regras éticas e morais ajudam no controle dos gastos
Hoje só dois em cada dez brasileiros são consumidores conscientes. É o que conclui o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e portal de educação financeira 'Meu Bolso Feliz', a partir de uma pesquisa realizada em todas as capitais do País. De acordo com o levantamento, 81,2% sabe da importância de usar produtos e serviços com responsabilidade, mas só 21,8% deles podem ser considerados consumidores plenamente conscientes.
O educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz do SPC Brasil, José Vignoli, destaca que é uma questão de educação. "Quanto maior a escolaridade, maior o nível de consciência". Para ele, a passagem do patamar de consumidor de transição, nível em que se encontra a maior parte dos brasileiros, para consumidor consciente terá sucesso se houver mais educação para a população.
O presidente do Conselho Regional de Economia no Ceará (Corecon-CE), Allisson Martins, afirma que a educação financeira, especialmente no Ensino Fundamental e Médio, é a saída para a construção de uma sociedade mais consciente sob a ótica do consumo. "Observamos muitas iniciativas neste sentido, mas penso que devemos avançar mais rápido. Vejo com bons olhos ações do setor empresarial, principalmente daquelas empresas que se preocupam com a saúde financeira dos seus funcionários", completa.
Para que o brasileiro se torne um consumidor consciente, o economista e diretor técnico da Econ Prime, Jorge Nogueira, defende que o currículo escolar deveria englobar uma ou mais disciplinas com ênfase no assunto. "Além do que poderíamos veicular mais campanhas patrocinadas pelo Estado a respeito do tema", afirma, acrescentando que sempre foi favorável à inserção da disciplina de Economia na educação de base, uma vez que o consumo é matéria "sine qua non" dessa ciência.
Explica que esse conhecimento poderia ajudar a fundamentar a população na elaboração de orçamentos.
Últimas
Pequenos Negócios Respondem Por 72% Dos Empregos Gerados No País
Coronavírus: como diminuir a inadimplência dos clientes?
CAMPANHA NATAL PREMIADO 2020
4 em cada 10 brasileiros querem reduzir gastos em 2020, indica pesquisa CNDL/SPC Brasil
40% dos consumidores utilizaram cartão de crédito de alguma fintech nos últimos 12 meses, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil
Confiança do Consumidor encerra 2019 com 47,0 pontos, patamar acima de 2018, revela indicador CNDL/SPC Brasil
Para brasileiros, saúde pública e combate ao desemprego devem ser prioridades do país em 2020, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil
SPC Brasil disponibiliza aos empresários consulta ao Cadastro Positivo, na próxima quarta, dia 15
Em cada dez brasileiros, apenas um tem renda suficiente para pagar despesas de início de ano, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil
Guardar dinheiro é a principal meta financeira do brasileiro para 2020, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil