Paulo Afonso - BA -

5 dicas de como escolher um bom escritório de contabilidade

Fonte: Komcorp
cemes.edu.br

Acreditamos que todos os empresários que abrem seu negócio tem como foco o sucesso financeiro e o crescimento de sua empresa perante ao mercado concorrente. Para isso ocorrer o empresário deverá ter profundo conhecimento sobre as situações financeiras e econômicas de sua empresa.

A contabilidade deve ser aceita como um recurso valioso de gestão empresarial, e alem de fazer os lançamentos contábeis e a empresa irá, possui outras vantagens vindas de uma boa contabilidade como por exemplo: Uma análise contábil mais aguçada em fazer os levantamentos de custos e despesas da empresa, sem contar com o planejamento tributário que é de suma importância para o crescimento da empresa.

Outros beneficios em ter um bom escritório de contabilidade é olhar não so as demandas rotineiras como também consegue identificar gargalos de estratégias para vislumbrar novos segmentos e negócios. Sem contar com a redução de tributos que por muitos empresários é um ponte de ouro.

A definição e escolha de um escritório de contabilidade é crucial no processo de sucesso da empresa.

1 - Como devo escolher um escritório de contabilidade?

Começar fazendo uma varredura na internet é uma boa opção, mas deve-se prestar muita atenção em critérios importantes que vão mostrar que tal escritório contábil é viavel para seu tipo de empreendimento, veja os clientes que o escritório contábil tem em seu malling.

Indicações de amigos ou clientes são bem vindas mas mesmo assim analise os serviços prestados pelo escritório de contabilidade indicado.

2 - Encontrei o escritório de contabilidade e agora?

De acordo com a ética do CRC-SC aconselhamos que o empresário faça uma consulta no Sindicato de Serviços Contabeis de cada estado caso sua empresa esteja situada em Santa Catarina o endereço é Sescon. Logo após a consulta do Sescon o ideal é averiguar o CRC do estado onde reside o escritório de contabilidade.

3 - Qual o valor dos honorários?

Os honorários podem ser bem variados de acordo com cada empresa, vão existir procedimentos mais detalhado com um conhecimento mais apurado fazendo com que o honorário sofra ajustes justamente por ser um trabalho que poucos escritórios de contabilidade exercem esses procedimentos podem estar relacionado a comercio exterior, um planejamento tributário, ter um grande volume de funcionários e outros fatores pontuais.

4 - Os acompanhamentos são feitos como?

Independentemente do escritório de contabilidade que o empresario escolheu o mesmo deverá ter um conhecimento mesmo que for simplista dos processos de sua empresa como os recolhimento de valores e tributos de cada mês, solicitar com frequência a certidão negativa dos principais órgãos como Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Prefeitura Municipal.

5 - Os documentos ficam com quem?

Todas as documentações deverão ficar de responsabilidade e guardada pela empresa.

Documentos da constituição e normas da empresa, sendo eles contrato social, o registro de firma, CNPJ e o alvará de funcionamento devem ser condicionados pela empresa ou empreendedor.

Os documentos contábeis devem ser mantidos mesmo depois dos lançamentos, fisco- contábeis. Geralmente eles são entregues para a empresa logo apos a contabilidade fazer a utilização do mesmo, são eles:

- Despesas como água, luz, telefone, internet.

- Notas de comprars

- Extratos bancários.

- Livro ou ficha de registro dos colaboradores.

- Registro de ponto dos colaboradores para mensuração do Ministro do Trabalho.

Esses documentos devem ser armazenados pelo escritório de contabilidade.

- O contrato da empresa x escritório de contabilidade.

- Livros Contábeis e fiscais.

- Cópia dos documentos internos da empresa e ficha do registro dos colaboradores.