Serviços básicos lideram alta de inadimplência em setembro
Serviço de Proteção ao Crédito - SPC | Rádioagência Nacional Online | BR
Cerca de 57 milhões de consumidores têm o nome registrado em cadastro de devedores, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Logistas em parceria com SPC Brasil. O tatuador Cleison Pereira está sentindo no bolso a recessão.
A percepção do consumidor não está errada. O estudo constatou que os setores de serviços básicos, como água e luz, são os que tiveram a maior alta de inadimplência, cerca de 12,5%, na comparação entre setembro deste ano com o mesmo período do ano passado. E para superar as dificuldades, a auxiliar de serviços gerais, Delcina Silva, está dando aquele jeitinho.
Segundo a análise, o endividamento entre os brasileiros também aumentou. Despesas com cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e seguros são os compromissos que deixam de ser pagos com mais frequência. A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, justifica as principais causas da inadimplência.
De acordo com o estudo, a região Sudeste lidera o ranking de dívidas em atrasos, com pouco mais de 23 milhões de devedores, seguida pelo Nordeste, com cerca de 15 milhões de inadimplentes e a região Sul, com aproximadamente 8 milhões de pessoas endividadas. A região Centro-Oeste tem o menor índice de contas em atraso, cerca de 4 milhões de pessoas.
Anna Luisa Praser
Últimas
FERIADO DIA DO TRABALHADOR COMERCIÁRIO
10 Medidas contra a Corrupção
Educação é chave para consumo consciente
Pesquisa revela que ansiedade e carência influenciam na hora de gastar
Pequenas não conseguem adotar estratégia
57% dos brasileiros não se preparam para a aposentadoria
Mais da metade dos consumidores acredita que economia vai piorar
Número de empresas inadimplentes sobe 5,38% no primeiro semestre
Dia do Comerciante
Uma nação de inadimplentes