Serviços básicos lideram alta de inadimplência em setembro
Serviço de Proteção ao Crédito - SPC | Rádioagência Nacional Online | BR
Cerca de 57 milhões de consumidores têm o nome registrado em cadastro de devedores, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Logistas em parceria com SPC Brasil. O tatuador Cleison Pereira está sentindo no bolso a recessão.
A percepção do consumidor não está errada. O estudo constatou que os setores de serviços básicos, como água e luz, são os que tiveram a maior alta de inadimplência, cerca de 12,5%, na comparação entre setembro deste ano com o mesmo período do ano passado. E para superar as dificuldades, a auxiliar de serviços gerais, Delcina Silva, está dando aquele jeitinho.
Segundo a análise, o endividamento entre os brasileiros também aumentou. Despesas com cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e seguros são os compromissos que deixam de ser pagos com mais frequência. A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, justifica as principais causas da inadimplência.
De acordo com o estudo, a região Sudeste lidera o ranking de dívidas em atrasos, com pouco mais de 23 milhões de devedores, seguida pelo Nordeste, com cerca de 15 milhões de inadimplentes e a região Sul, com aproximadamente 8 milhões de pessoas endividadas. A região Centro-Oeste tem o menor índice de contas em atraso, cerca de 4 milhões de pessoas.
Anna Luisa Praser
Últimas
Carta do Presidente
Brasileiro inadimplente médio tem nome sujo há 2 anos e deve R$ 21,6 mil, diz SPC
Com crise econômica, varejo volta a oferecer pagamento em carnês
Presidente da FCDL-CE prevê elevação de 5% nas vendas do Dia das Mães
Carta do Presidente
CONFIANÇA DOS VAREJISTAS EM QUEDA LIVRE
A EMPRESA PODE OBRIGAR O FUNCIONÁRIO A FAZER HORAS EXTRAS?
SIMULADOR SIMPLES OU LUCRO PRESUMIDO: QUAL O MELHOR PARA A SUA EMPRESA?
Empresas terão que detalhar cupom fiscal
Dilma diz ao Congresso que prioridade é manter controle da inflação